Texto de Formação

Profetismo

Profetismo

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO – VILA PAULISTANA – SP

CATEQUESE PERMANENTE

ÁREA: BÍBLIA

profetismo

“A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver o mundo novo”!

A Bíblia é o livro mais conhecido do mundo inteiro. Já foi traduzida para mais de 1685 diferentes línguas. Mesmo assim, continua um livro cuja mensagem é ainda pouco conhecida. Muita gente tem a Bíblia em casa, mas não tem a alegria e a prática de abri-la, lê-la e meditar sobre sua mensagem. Hoje em dia a Bíblia desperta, cada vez mais, o interesse do povo cristão. Mas, de onde vem a Bíblia? Quem a escreveu? Quando? Por que é um livro importante? É o que começaremos a refletir. E começaremos falando de Israel, o povo de Deus no Antigo Testamento (A.T.).

A Bíblia surge no meio de um povo do Oriente, o Povo de Israel. Este povo cria uma literatura que relata sua história, suas reflexões, sua sabedoria, sua oração. Toda essa literatura é inspirada pela sua fé em Deus, Deus único, que lhes revela: "Estou sempre com vocês!"

O povo da Bíblia mora perto do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio. Inicialmente, é um grupo de migrantes, vindos da Mesopotâmia (hoje Iraque). São chamados HEBREUS e descendem de Abraão. Muita gente também queria a terra onde passaram a morar esses hebreus, depois que fugiram da escravidão no Egito. Os cananeus, outros moradores de lá, chamavam aquela terra de CANAÃ. Os Israelitas a chamavam de Israel. Mais tarde será chamada também de PALESTINA: Terra dos Filisteus. É um desentendimento antigo que dura até hoje.

BÍBLIA: O LIVRO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS:

A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. Surgiu como fruto da inspiração divina e do esforço humano.

Quem escreveu foram homens e mulheres como nós. Eles é que pegaram caneta e papel e escreveram o que estava no seu coração. A maior parte deles não tinha consciência de estar falando ou escrevendo a palavra de Deus. Estavam só querendo prestar um serviço aos irmãos em nome de Deus. Eles eram pessoas que faziam parte de uma comunidade, de um povo em formação, onde a fé em Deus e a prática de justiça eram ou deviam ser o eixo de vida.

Preocupados em animar esta fé e em promover esta justiça, eles falavam e argumentavam para instruir os irmãos, para criticar abusos, para denunciar desvios, para lembrar a caminhada já feita e apontar novos rumos. Alguns deles chegaram a escrever, eles mesmos, suas palavras ao povo. Outros nem sabiam escrever. Só sabiam falar e animar a fé pelo seu testemunho. As palavras destes últimos foram transmitidas oralmente, de boca em boca, durante muitos anos. Só bem mais tarde outras pessoas decidiram fixá-las por escrito.

OS PATRIARCAS:

Bem, com Abraão se inicia a história do Povo da Bíblia. Abraão sai da Mesopotâmia, à procura de uma nova terra. Sai com sua família e vai morar em Canaã. Isto se dá lá pelo ano 1.850 antes de Cristo (1850 a.C). Em Canaã nascem os filhos, os netos. A família vai se multiplicando. Abraão (Gn 12 a Gn 25), Isaque (Gn 17 a Gn 35) e Jacó (Gn 25 a Gn 35), também chamado Israel, são chamados Patriarcas. Pois são os primeiros pais e fundadores do povo da Bíblia.

O POVO MUDA PARA O EGITO:

Numa época em que Jacó era o patriarca, há muita fome em Canaã. Muita gente foge da fome se mudando para o EGITO, onde a terra é mais fértil. Entre esses migrantes estão Jacó e sua família. Algum tempo depois (Jacó fazia muito tempo que havia morrido), os Faraós (reis) do Egito começam a escravizar muitos outros povos, e entre eles, os Hebreus, que continuavam morando no Egito. O povo de Deus ficou no Egito de 1750 a.C. a 1290 a.C..

ÊXODO E VOLTA À TERRA DE CANAÃ:

Surge no meio do povo um líder que, em nome do Deus dos judeus, chefia um movimento de libertação do seu povo. Com a ajuda de Deus, faz o povo fugir da opressão dos faraós do Egito. Este líder é Moisés. Depois da famosa travessia do mar vermelho, o povo caminha pelo deserto de volta a Canaã. É o êxodo (= saída),  que acontece entre os anos de 1290 a.C. a 1225 a.C.. Durante essa caminhada Moisés recebe de Deus os 10 mandamentos que são guardados dentro de uma arca, a Arca da Aliança. Essa caminhada no deserto dura 40 anos (Ex 13:7; Ex 40:1-38). Moisés morre antes do povo entrar na terra de Canaã (Dt 34:5-8). Em seu lugar fica Josué. Josué ajuda o povo a se estabelecer em Canaã (esta história está contada nos livros de Josué e Juízes).

OS JUÍZES:

Depois de Josué, entre os anos 1030 a.C. a 1000 a.C., quando o povo hebreu já está assentado na terra, é liderado por outros chefes. Esses chefes são chamados de juizes. As 12 tribo de Israel havia se organizado numa confederação, onde cada uma das tribos era um grupo autônomo, com liderança própria, e por isso, as decisões que tinham  ver com todo o povo (com todas as tribos) eram tomadas numa espécie de assembléia das lideranças das tribos. Essas assembléias, bem como a confederação das tribos, eram coordenadas pelos juizes.

Entre os juizes temos Otoniel, Eúde, Sangar, Sansão, Gideão, Abimeleque, Jefté e Débora, isso mesmo, uma mulher! O último dos juízes é Samuel. Depois dos juizes, no tempo da monarquia, entre os anos 1000 a.C. e 586 a.C., aparecem os reis...

OS PRIMEIROS REIS DE ISRAEL: A MONARQUIA UNIDA

Para ser mais forte contra os ataques dos seus inimigos, o povo deseja um rei (1Sm 8:1-22). A maioria dos povos em sua volta tinha um Rei. O rei substituiria as lideranças das tribos, ou seja, seria o chefe de todas as 12 tribos. Não seria mais necessário a confederação das 12 tribos e suas assembléias. O rei teria toda a autoridade. O primeiro rei de Israel é Saul (1Sm 10:1-8). O segundo rei é Davi (2Sm 2:1-7). Davi é considerado o rei mais importante que o povo de Israel teve em toda a sua história. Davi une o povo,  vence todos os povos vizinhos e aumenta seu reino. E elege Jerusalém como capital do Reino. Jerusalém é a antiga Jebus, cidade pré-histórica fortificada dominada pelos jebuseus, mesmo depois da ocupação de Canaaã pelas 12 tribos.

OS PROFETAS:

Os profetas surgem com a monarquia e desaparecem com ela, apesar de os juizes Débora (Jz 4 a 5) e Samuel (1Sm 3:20; 1Sm 9:9) terem sido também considerados profetas. A Bíblia fala de pelo menos profetas que não escreveram livros: Gad (1Sm 22:5),  Natã (2Sm 24:11) e Aías (1Rs 11:29), Micaías. E os profetas canônicos (que têm seus livros na Bíblia) são: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Jonas, Ageu, Zacarias e Malaquias.

A tarefa dos profetas era lembrar o povo e sua liderança da aliança de Deus com Abraão, confirmada a Moisés por ocasião da revelação dos 10 mandamentos e demais ordenanças do povo de Deus, perfeitamente identificada na experiência do Êxodo. Os profetas levantados por Deus geralmente eram um grande problema para os reis e governantes cujos intuitos não eram servir a Deus e a comunidade, mas se servir (explorar) de Deus e de seu povo. Eram tremendamente perseguidos (Mt 5:12; Mt 23:31; At 7:52). Eles não se confundem com os falsos profetas, profissionais contratados pelo rei para “profetizar” não a vontade de Deus, mas o que o rei-patrão mandava (Jr 14:14; Jr 23:25-28; Mt 7:15)

JESUS CRISTO:

No meio de um tempo de grande agitação e de grandes esperanças políticas e religiosas, nasce JESUS. Jesus começa o seu ministério aos 30 anos de idade anunciando as Boas Novas do amor de Deus, especialmente para os pequenos, os pobres, os pecadores. Não é reconhecido como o Messias (ou Ungido, ou Cristo, ou Enviado) profetizado pelo Velho Testamento pela liderança do povo judeu, particularmente com os fariseus e com os saduceus. Essa liderança esperava um Messias Rei-Guerreiro-Profeta poderoso que, como o velho rei Davi, viesse para liderar um povo para libertá-lo da dominação do Império Romano. Jesus não só se diz o Messias (em grego, Cristo), mas também o Filho de Deus. Entra em grande choque com os líderes do seu Povo e termina morrendo assassinado numa cruz.

Depois do sofrimento e do escândalo de sua morte violenta, seus seguidores O vêem ressuscitado e  proclamam: "O SENHOR ESTÁ VIVO!". Fortificados pelo poder do Espírito Santo, vão anunciar esta Boa Nova a todos os povos. Assim surge a Igreja que se espalha rapidamente no mundo daquele tempo.

Logo se sente a necessidade de anotar o conteúdo das palavras de Jesus, da pregação dos apóstolos e da reflexão dos discípulos(as) de Jesus. Nós encontramos o que a chamada Igreja Primitiva (daquele tempo) achou importante nos livros do NOVO TESTAMENTO.


Voltar ao topo