Conselho Pastoral Paroquial

Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

Funciona dentro da Comunidade como um "pastor", ou seja, coordenar os trabalhos na comunidade. As pessoas não tomam decisões sozinhas, mas sim em conjunto para o bem da comunidade. Deve funcionar como um coração para um corpo. A reunião tem pelo menos um representante de cada pastoral, o Padre Preside o Conselho.

O CPP age na comunidade a partir das Pastorais, o sucesso ou o fracasso depende da disposição dos membros da comunidade, todos são responsáveis por este sistema, o Conselhos as dinamiza.

Faz-se necessário que cada um se liberte das antigas práticas de liderança para que a comunidade possa crescer.

Entende-se que o Conselho de Pastoral, tem como vantagens:

- A garantia e a preocupação e a prática principal dessa comunidade, será a pastoral e a evangelização;

- O CPP propicia uma relação mais democrática dentro da Comunidade. Há um coordenador (a) e todos os membros são representativos dos setores de pastoral e trabalham na perspectiva decidindo e refletindo em conjunto, dessa forma não reproduz relação de desigualdade dentro da organização da comunidade.

É preciso que toda a comunidade se una participando, e as pessoas estejam bem preparadas, se não nada muda.

Compete ao Conselho de Pastoral, ou seja, aos seus membros, várias funções e atividades. Dentre elas podemos destacar:

• Coordenar, articular e animar as pastorais;

• Descobrir os problemas, apontar causas e juntos buscar as soluções;

• Incentivar a unidade e integração das pastorais e comunidade;

• Encaminhar e divulgar o planejamento de atividades de cada pastoral, a partir das decisões tomadas na Assembleia, Paróquia e Diocese;

• Incentivar a participação de todos;

• Distribuir tarefas para que mais pessoas assumam os serviços da igreja;

Organizar e realizar Assembleia Comunitária ou Paroquial, bem como viabilizar suas decisões;

• Dar apoio concreto as organizações populares, e as todos os movimentos e iniciativas a favor da promoção humana.

Definir em conjunto os critérios para a escolha dos coordenadores, a bíblia Deus nos aponta os critérios. " Escolherás do meio do povo, pessoas prudentes, tementes a deus integras e que não sejam interesseiras e colocaras a frente do povo". Por isso, escolher pessoas de confiança com conhecimento e cheias do espírito santo. Quem quiser ser o primeiro que sirva os outros, segundo Jesus no Evangelho. Assim, partilhar o poder, caminhando na mesma estrada com participação ativa de todos à luz da oração que reforçam a fé no espaço da igreja.

Do vídeo - verbo filmes - ROTEIRO E DIREÇÃO: José Gaspar Guimarães.