Comunidade Nossa Senhora Aparecida

FORMAÇÃO DO APUANÃ E DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

A saber, a luta pela moradia sempre foi um característica dos moradores pertencentes a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, situada na zona Norte em Vila Paulistana. Depois das ocupações aconteceu por parte do governo várias propostas de construção de moradia popular, entre elas a do conjunto habitacional do Apuanã.

Este projeto teve inicio no ano de 1989, e consistia em estilo de mutirão onde as próprias pessoas construíam suas moradias com os materiais de construções doados pela prefeitura. Foram dias de esforços, de muitas pessoas que mais tarde veio a se formar o Conjunto Habitacional  do Apuanã. Eles trabalhavam duramente, incansavelmente aos domingos, sábados e feriados das 08:00h até ás 17h. Nos dias da semana tinha uma equipe que trabalhavam das 08h às 17h.

Depois de concluído, o bairro passou a abrigar cerca de 840 famílias, pois este era o projeto inicial. Então, as famílias foram distribuídas entre pequenos prédios e casas. Hoje, esse número ultrapassa essa estimativa.

Estando pois formado o Conjunto Habitacional, a população católica do Conjunto Apuanã, sentiu o desejo de alimentar sua fé através do trabalho comunitário, foi quando a Paróquia Nossa Senhora do Carmo começou o atendimento no ano de 2005 através de seis missionários saletinos que vieram fazer missão nas casas no Conjunto do Apuanã. Daí surgiu a ideia de fazer a missa de rua, sendo que a primeira celebração se deu na Viela P, Nº 1, no dia 06 de dezembro de 2005, ás 19h00. Ainda hoje, essas celebrações continuam a acontecer uma vez por mês. Vale apenas sublinha, que as missas sempre foram realizadas mesmo em dias de chuvas seja debaixo de barracas, seja nas casas.

Já no ano seguinte em 2006, a comunidade ainda sem um padroeiro realizou sua primeira Via Sacra, a missa de ramos e a missa de Corpos Christi. Neste mesmo ano a comunidade realizou um casamento, além de várias comemorações especiais.

A partir da missa do dia 12 de outubro de 2008, a comunidade sentiu o desejo de batizar a comunidade como Nossa Senhora Aparecida. No seguinte 2009, a comunidade comemorou a primeira festa das crianças promovendo brincadeiras, a noite foi celebrada a grande festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida com procissão saindo da praça Filhos da Terra em direção ao estacionamento no final da rua 1, onde era celebrada as missas do dia 12. Ainda queremos fazer presente as irmãs da Divina Vontade que contribuíram com essa missão através da reza do terço nas casas.

Atualmente, a comunidade celebra uma vez por mês no Galpão da Associação dos moradores do Apuanã, realiza celebrações da palavra nas casas; faz visitas aos enfermos, e , principalmente; reza o terço nas famílias. Queremos citar pessoas que já passaram pela comunidade: Os bispos dom Joaquim e dom Sérgio; todos os missionários saletinos que foram passando por estes anos, recordando o Pe. Edegard, idealizador do projeto da formação da comunidade, e o Pe. Joãozinho, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da qual a comunidade Nossa Senhora Aparecida faz parte.

Missa - Primeiro e último Sábado às 18:00hs.
Conjunto Habitacional do Apuanã, s/n - Jardim Apuanã

Comunidade Nossa Senhora Aparecida Comunidade Nossa Senhora Aparecida