Pastoral do Batismo

O que é sacramento?

Sacramento é um sinal visível de uma graça invisível e tem sua origem na vida e nas palavras de Jesus, ou seja, os Sacramentos celebram o mistério da Morte e Ressurreição do Senhor, unem o povo de Deus e exigem certas respostas daqueles que celebram: a fé em Jesus Cristo, a conversão, o compromisso. Somente assim a graça de Deus pode ser eficaz.

O que é o sacramento do Batismo?

Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão.

Quem pode receber o Batismo?

Pode receber o Batismo qualquer criança que não tenha sido batizada. Se se tratar de uma pessoa adulta é bom ter conhecimento de como a paróquia faz o processo de preparação (catecumenato).

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:

Orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.

Amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.

Para padrinho e madrinha devemos escolher:

Pessoas católicas e participantes da comunidade

Que sejam batizadas, crismados e tenham feito a Primeira Eucaristia.

Pessoas que tenham no mínimo 16 anos e/ou que não sejam idosas

Pessoas que possuam laços fortes de amizade com a família

Pessoas casadas no religioso ou solteiras desimpedidas.

Onde a criança deve ser batizada?

A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais frequentam. Caso se deseja realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar com ele uma autorização por escrita.

É importante procurar na secretaria paroquial para as informações

Existe em cada paróquia uma catequese para a realização deste sacramento. Esta catequese varia em cada lugar ou diocese.

Além da catequese (curso de batismo) existem as orientações próprias de cada paróquia.

É bom ver isso com antecedência.

Quais os documentos necessários para o batismo?

São necessários a Certidão de Nascimento da criança e o comprovante da preparação de Batismo dos pais e padrinhos.

Pastoral do batismo Pastoral do batismo