Pastoral da Catequese

A Catequese tem como principal objetivo promover a educação da fé de crianças, jovens e adultos. Em um mundo tão caótico onde algumas pessoas já não acreditam em nada, reservar algumas horas para formação se faz necessário.

Na Paróquia temos implantado aos poucos a Iniciação à Vida Cristã onde os sacramentos (batismo e catequese) tem sempre conexão em si e fazem parte de todo o processo de educação, mas não são a finalidade última do processo.

O que se deseja é que cada um assuma as características próprias de discípulos-missionários, tendo sempre como centro a pessoa de Jesus Cristo.

Este modelo de catequese é mais bíblico e vivencial, iluminando a realidade dos catequizandos e catecúmenos com a palavra de Deus.

O grande desafio tem sido a participação da família. Antes da “criança” começar a ter os encontros em sala, a família é convidada a participar de encontros quinzenais com a presença do Padre e da Equipe de catequistas onde diversos assuntos são abordados tendo o objetivo de motivar a todos, em alguns encontros até mesmo dinâmicos para entrosamento das diferentes famílias. Mesmo após este período onde os encontros já passaram a ser na sala o grupo continua se encontrando ao menos a cada três meses para momentos de aprendizado e troca de idéias.

No começo era difícil, pois algumas famílias não tinham nem o hábito de participarem das missas, mas aos poucos cada um vem assumindo seu papel dentro de comunidade e tendo seu Encontro com Jesus.

Nesse processo também toda a pastoral está sendo preparada para melhor atender a necessidade da comunidade. A cada três ou quatro meses são ministrados pela Equipe de coordenação, religiosas e Padre cursos de formações para os catequistas.

O próximo desafio é envolver outras Pastorais, pois a Iniciação à Vida Cristã é responsabilidade de toda a Comunidade e assumida por diversos ministérios. O caminho não é e não será fácil, mas juntos somos mais.

“Ide e fazei discípulos meus entre todas as nações” (Mt 28,19)