Texto de Formação

Bíblia, livro que educa para a justiça

Bíblia, livro que educa para a justiça

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO – VILA PAULISTANA – SP

CATEQUESE PERMANENTE

ÁREA: BÍBLIA

BÍBLIA, LIVRO QUE EDUCA PARA A JUSTIÇA

            A Bíblia é o livro mais vendido no mundo, o mais conhecido e o mais traduzido, pois das 3.200 línguas faladas no mundo, a Bíblia já foi traduzida para, pelo menos, 1685 línguas. Ainda assim, ela continua sendo um livro “desconhecido ou mal conhecido”. Muitos a têm em casa, mas não a estudam. Não fazem uma reflexão profunda de sua mensagem.

São vários os momentos e motivos, que ajudam o povo a ir se aproximando da Bíblia. São milhares os livretos, os folhetos, cartazes populares com textos e mensagens bíblicas destinadas à conscientização e à aproximação da Bíblia. Ela está presente na luta, na vitória, no fracasso e na resistência dos pobres.

Ela é tão lida e vivida pelos pobres, que já começa a assustar as cúpulas dirigentes de determinadas igrejas. Para o apóstolo Paulo, a Escritura é “divinamente inspirada, é para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra” (2ª Tm. 3, 16).

Segundo São Paulo, ela ajuda na educação para a justiça. Daí, é fácil compreendermos que, nas comunidades, onde se lê a Bíblia, surgem movimentos de luta e buscas dos direitos. A sociedade capitalista neoliberal, que é profundamente injusta e geradora de mortes, começa desesperadamente a tentar atrapalhar a leitura libertadora que os oprimidos vêm fazendo das Escrituras. As potências capitalistas financiam milhares de “movimentos e entidades” para fazerem, no meio do povo, uma leitura deturpada e ideologizada das Escrituras Sagradas nos países pobres. Sabem que a leitura libertadora que os pobres estão fazendo, coloca em risco o capital acumulado às custas da exploração e da opressão. É um processo parecido com o Êxodo, onde o faraó tenta manter o povo longe de Javé e na opressão.

QUANDO FOI ESCRITA A BÍBLIA

            Aparentemente, é um livro como os outros, mas na verdade, é diferente de todos, a começar pelo tempo que levou para ser escrito; a Bíblia começou a ser escrita no tempo do Rei Salomão, pelo ano 1000 a.C., e foi finalizada mais ou menos na época da morte de São Pedro. Foi escrita por partes e em diversas etapas. As cópias mais antigas estão guardadas na biblioteca do Vaticano e no Museu Britânico.

QUEM ESCREVEU

            Deus, querendo falar a nós, usou a linguagem humana. A um certo momento, após ter agido como todo o seu amor nos fatos e acontecimentos na História do povo de Israel, Deus quis um novo fato: inspirar alguns homens, com dons especiais, tornando-os capazes de interpretar aqueles fatos e acontecimentos como o sentido que ele mesmo lhes dava, e também de recolher a mensagem que devia ser conservada para os homens de todos os tempos. Este homens inspirados foram intermediários entre Deus e nós.

            Assim, podemos dizer que o autor da Bíblia é o próprio Deus, porém, o redator humano usando a sua inteligência, sua língua, sua fé, a cultura do seu tempo e do seu país, não é menos autor também, mas é autor secundário.

            Muitos escritores escreveram a Bíblia. Além disso; muitos livros não foram escritos por uma única pessoa, mas foram se formando aos pouquinhos, à medida que se colocava por escrito aquilo que, durante séculos, havia sido transmitido de pai para filho.

COMO FOI ESCRITA E QUAL MATERIAL USADO

            A cerâmica é uma das artes mais antigas da humanidade. O barro não servia apenas para fazer vasos, mas também para fazer chapas na nas quais se escrevia.

Segundo o uso da época, os fatos eram escritos ou gravados sobre pequenas tábuas ou placas de argila; embora esta forma era pouco usada pelos hebreus, que era um povo nômade, e que se deslocava de um lugar para outro, e certamente seria muito difícil carregar o peso das placas de argila. Havia, no Egito, a escrita sobre o papiro (uma espécie de junco que cresce até quatro metros às margens do rio Nilo). Os egípcios já escreviam nos papiros, de um lado só, e depois os guardavam em rolos. É daí que vem a palavra Bíblia, porque esta película ou folha retirada do caule do papiro, chamava-se “biblos”. Biblos é uma palavra grega que significa livro.

            Eis que junto a narrações orais (tradição oral) foram se formando estas unidades literárias (por exemplo, as histórias dos patriarcas, o êxodo, a páscoa, o decálogo, a conquista de Canaã). Algumas passagens da Bíblia também foram escritas em pergaminho (couro de carneiro preparado).

            As narrações escritas eram copiadas e recopiadas muitas vezes por redatores, e naturalmente acrescentavam alguma coisa de próprio, como por exemplo, agrupavam relatos de vários faziam um só. Daí se explica encontrarmos repetições e interrupções. Enfim, antes de chegar à confecção definitiva de um texto bíblico, houve um grande trabalho que durou vários séculos.

COMO ESTÁ DIVIDIDA

            A Bíblia está dividida em duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento é a parte mais extensa, composta por 46 livros e que narra as origens do mundo, do homem, a história do Povo de Deus, a promessa do Messias. Os livros do Antigo Testamento estão divididos em 04 blocos:

► 05 Livros do Pentateuco (ou Livros da Lei)

► 16 Livros Históricos

► 07 Livros Sapienciais

► 18 Livros Proféticos

            O primeiro livro do Antigo Testamento é o Gênesis e o último é o Macabeus (embora a ordem em que foram escritos não seja esta). Testamento significa “Aliança”; a aliança que Deus fez com o seu povo através de Moisés, no Monte Sinai, “Eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo” (Ex. 6, 7).

            O Antigo Testamento, pode-se dizer, é a história da fidelidade e da infidelidade do povo à aliança feita com Deus, uma história cheia de lutas e de esperanças.

            O Novo Testamento começa com a narração da chegada do Messias esperando no Antigo Testamento – Jesus. É a Segunda parte da Bíblia, menos volumosa, pois contém só 27 livros que contam a vida e as obras de Jesus de Nazaré e a formação do seu grupo, a sua igreja. Os livros do Novo Testamento estão reunidos em 04 grupos:

► 04 Livros dos Evangelhos

► 01 Livro dos Atos dos Apóstolos

► 21 Cartas, sendo 14 cartas de São Paulo e 07 cartas católicas

► 01 Livro do Apocalipse

            Cada livro da Bíblia foi dividido em Capítulos, com os  números maiores e Versículos, com os números menores, para facilitar a localização de um texto. Procure esta citação: Gn 12, 1-20. Significa: Livro do Gênesis, Capítulo 12, Versículos de 1 a 20.

            Pode-se dizer que o Antigo Testamento é a preparação para a chegada do Messias, e que o Novo Testamento é a realização da promessa. A Aliança, agora, é feita por Jesus com o seu novo povo, através de seu sangue, sua morte. “Este cálice é a nova aliança em meu sangue que será derramado por vós” (Lc. 22, 20).

            A Nova Aliança é tão superior à Antiga, quanto Cristo é superior a todos os profetas que o anunciaram. Jesus não apenas anunciou a salvação, mas Ele “É” a Salvação: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo. 14, 6).

BÍBLIA, CONHECER MAIS, PARA VIVER MELHOR

            Para o cristão que acredita na força da Palavra de Deus, ela irá orientar para um encontro de profunda espiritualidade. Para o não-crente, ela vai conduzir à melhor compreensão da vida, da história e da cultura, pois o livro da Bíblia é patrimônio da humanidade e está na base da cultura dos povos.

            Tome o um bom exemplar da Bíblia: com Antigo Testamento e Novo Testamento; de preferência uma edição atual, que apresente comentários de pé de página, comentários de introdução aos diversos livros ou a conjuntos de livros, mapas e outras informações úteis.

            Pés no chão – O mundo da Bíblia é passado e presente. Ela fala da vida do povo de Israel, suas experiências, sua fé, suas dificuldades e vitórias, enfim, os acontecimentos do seu dia-a-dia. Mas, e por isso mesmo, tem tudo a ver com a vida do povo de hoje. Tenha o pé firme no chão do momento presente, na vida de sua comunidade. E pergunte-se: como a Bíblia ilumina a nossa vida?

            Use a cabeça – Você não vai encontrar na Bíblia só questões religião. Há, também, questões políticas, econômicas, culturais, sociais, históricas, humanas. Carregue junto, na bagagem, seus conhecimentos nestas áreas, pois eles serão mais úteis na exploração do mundo bíblico.

            A história da Bíblia tem uma marca registrada: a fé do povo de Israel num Deus único, que vai se revelando nos fatos de sua história. Tenha, portanto, o coração preparado para nele se acender ou brilhar mais forte a luz da fé. Ligue-se na sua comunidade, ou no seu grupo. Partilhe sua experiência.

            Cuidado com o labirinto – Você pode se perder no labirinto da Bíblia e desistir logo da leitura, por não conseguir entender o enredo da história. Não se trata de um romance, uma novela ou um livro didático, com assuntos, datas, personagens, enredo organizado. Os livros da Bíblia foram escritos por pessoas diversas, em épocas diferentes e têm a preocupação maior de transmitir o projeto de Deus e da sua presença nos diversos momentos da vida do povo. Para definir uma linha da História de Israel é preciso consultar várias fontes.

            Segure esta linha – Servindo-nos da Bíblia e de outros livros científicos ou históricos, que relatam a história dos povos vizinhos de Israel, como o Egito e a Mesopotâmia, podemos propor esta linha histórica (que marca a época dos acontecimentos e não quando foram escritos.):

► De 1811 a 1251 a.C. – Época dos Patriarcas: Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó e Raquel.

► De 1251 a 1111 a.C. – Libertação do Egito – Moiséis. 40 anos de deserto. Terra Prometida. União das tribos.

► De 1111 a 587 a.C. – Monarquia Unida. Monarquia dividida. Reis: Samuel, Saul, Davi, Salomão e outros. Profetismo.

► De 587 a 198 a.C. – Exílio da Babilônia. Domínio da Babilônia e da Pérsia. Retorno do Exílio. Restauração. Profetismo.

► De 198 a 64 a.C. – Domínio grego. Invasão cultural. Conflitos dos Macabeus.

► De 63 a.C. a +ou- 33 d.C. – Domínio Romano. Herodianos. Nascimento de Jesus Cristo. Vida, Pregação, Morte e Ressurreição de Jesus.

► De 33 a 135 d.C. – Domínio Romano. Pregação dos Apóstolos. Primeiras comunidades cristãs. Expansão do Cristianismo. Paulo. Perseguições. Apocalipse.

            Na Bíblia, Deus se manifesta das mais variadas formas: em nuvem, nas águas, na sarça ardente, no monte, na luta do povo pela justiça, no vento forte, nas chamas de fogo, na forma de um pombo, através de um anjo etc... isto nos deixa claro que a Bíblia deve ser lida com a “cabeça”, com o “coração” e com os pés.

            Os pés são importantes! A Bíblia surgiu como fruto de uma caminhada; só mesmo colocando os nossos pés na mesma caminhada é que poderemos sentir e entender a totalidade do sentido da Bíblia para nós. E a sua caminhada era esta: um povo oprimido que, em nome de sua fé em Deus, entrou numa prática libertadora para criar uma convivência humana igualitária e, assim, realizar o projeto de Deus, a vontade de Deus.

Vamos refletir e partilhar com as irmãs e os irmãos de caminhada:

Quais são as dificuldades que sentimos e encontramos quando estamos refletindo a Palavra de Deus?

Com sua prática de vida comunitária, na sua maneira de ver, qual é o objetivo da Palavra de Deus?

O que achamos mais interessante na história da Bíblia que acabamos de estudar?


Voltar ao topo