Celebramos 43 anos de caminhada da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

“Eu vim para servir” Mc. 10,45.

Fraternidade: Igreja e sociedade!

Por Pe. Presentino Rovani, ms.

1.  Uma campanha gestada durante o Concílio Vaticano II

Neste 2015, celebramos, como Saletinos, 43 anos de caminhada da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e 75 anos testemunhando, com Salette, Jesus Cristo na cidade, em São Paulo.

Ano da vida consagrada, em nível universal, e ano da paz em nível nacional.

Neste jubileu de ouro do Concilio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965, destacamos a iniciativa e a coragem do Papa São João XXIII, que o convocou e o beato Paulo VI, que garantiu a sua continuidade e conclusão.

Rendemos graças pelas intuições e diretrizes daquela magnifica assembleia geral dos bispos “evento eclesial que marcou fortemente a caminhada da igreja, promovendo a atualização de método e linguagem, verdadeiro pentecostes do seculo XX”( Diretrizes gerais da ação evangelizadora da igreja no Brasil 2011-2015, 75).

Após experiência embrionária em 1961 realizada por três padres da Arquidiocese de Natal – RN, visando conseguir fundos para as atividades assistenciais e promocionais para a Cáritas brasileira e torná-la autossustentável; conseguiu no ano seguinte, 1962, realizar pela primeira vez, em três dioceses daquela Arquidiocese um nome de Campanha da Fraternidade.

Em 1963, esta causa foi abraçada por 16 dioceses nordestinas. E com a data de 26 de dezembro do mesmo ano, 1963, o secretário geral da CNBB, Dom Hélder Câmara lançava o projeto da Campanha da Fraternidade para todo o Brasil para ser realizado na quaresma do ano seguinte.

Em 20 de dezembro de 1964, os Bispos aprovaram definitivamente este projeto, consolidado durante a realização do Concílio Vaticano II, inspirado por ele e assumido para concretizar algumas das diretrizes, especialmente as do compromisso com a dimensão social da fé.

2.      Quaresma: Itinerário de libertação pessoal, comunitária e social.

Sim, a Campanha da Fraternidade é um grande instrumento para desenvolver o Espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária, como verdadeira penitencia que Deus quer de todos nós em preparação à páscoa.

·         Somos todos convocados a uma verdadeira educação para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

·         E a renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (Todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

3.      Os temas e lemas da Campanha da Fraternidade, durante seus 50 anos, percorreram as seguintes fases:

1ª FASE: Aproveitando o espirito renovador do Concilio, em sua primeira fase, contemplou a vida interna da Igreja e a renovação do cristão.

a)      CF 1964 e 1965: Igreja em renovação – Lembre-se você também é Igreja; e Paróquia em renovação – Faça de sua Paróquia uma comunidade de fé, culto e amor.

b)      Renovação do Cristão, de 1966 a 1972.

·         Fraternidade – Somos responsáveis uns pelos outros.

·         Corresponsabilidade – Somos todos iguais, somos todos irmãos.

·         Doação – Crer com as mãos.

·         Descoberta – Para o outro o próximo é você.

·         Participação – Participar.

·         Reconciliação – Reconciliar.

·         Serviço e vocação – Descubra a felicidade de servir.

2ª FASE: Iluminada pelo Vaticano II, por Medellín e Puebla, de 1973 a 1984, a Igreja no Brasil, através da Campanha da Fraternidade, aproveita o tempo da quaresma para tomar consciência e se preocupar com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo a justiça.

É um despertar da consciência para as graves injustiças existentes nas estruturas do País, em vista de ações transformadoras, gerando por ocasião da páscoa, fraternidade e mais vida.

Fraternidade e libertação no âmbito da família, na comunidade, no mundo do trabalho, das migrações, na saúde e no triste mundo da violência e na defesa da vida: "Para que todos tenham vida e vida em plenitude” (Jo. 10, 10).

3ª FASE: A Igreja se volta para situações existenciais do povo brasileiro. Desde 1985, portanto, nestes últimos 30 anos de Campanha de Fraternidade, a Igreja tem contribuído enormemente ao desenvolver temas sólidos, desafiadores, ecumênicos e transformadores, tais como: FRATERNIDADE e fome, terra, o menor, o negro, povos indígenas, a mulher, o mundo do trabalho, da comunicação, da moradia, da política (justiça e paz se abraçarão), dos excluídos, dos encarcerados, dos desempregados, da educação, das pessoas idosas, da água, de pessoas com deficiências, da defesa da vida, da Amazônia, da segurança pública, da vida, do planeta, da saúde pública, do tráfico humano, da juventude e, neste ano de 2015, tem como tema – Fraternidade: Igreja e sociedade, e o lema – Eu vim para servir. Mc 10, 45.

4.      É Missão de todos nós! ...

Ao percorrermos este caminho jubilar de fraternidade e vida, percebemos que a Igreja – povo de Deus, através de seus pastores e sua organização, exerceu sua missão de anunciar Jesus Cristo, compromissada com toda a caminhada histórica do povo brasileiro, apontando sinal verde e esperançoso para a superação das injustiças e iluminando a vida de todos com a fraternidade, em vista da construção de uma sociedade de verdadeiros irmãos e irmãs.

Oração da CF 2015

Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo,

Vós conduzis a Igreja, servidora da vida

Nos caminhos da história.

A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra

Que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva

de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz

Enviai o vosso Espírito da verdade

para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário,

sinal do Reino que há de vir.

Por Cristo senhor nosso. Amém!